O que é um Blog?
Um
blogue “É uma página na Web que se pressupõe ser actualizada com grande
frequência através da colocação de mensagens – que se designam «posts» –
constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões” (Gomes,
2005; p305). Segundo Clara Coutinho e João Bottentuit (2007), os blogues podem
ser utilizados individualmente ou em grupo, nesta situação os posts podem
também ser feitos em grupo ou individualmente onde cada membro coloca o seu
próprio post.
O
Futuro das TIC na Educação
Segundo
Maria João Gomes (2005), os blogues podem ser utilizados de variadas formas em
meio educativo: como recurso pedagógico e estratégia educativa. No que se
refere ao recurso pedagógico, os blogues podem ser utilizados como um espaço de
acesso a informação especializada e de disponibilização de informação por parte
do professor, enquanto que na estratégia educativa, estes podem ser utilizados
como um portefólio digital, onde os alunos podem ter acesso; um espaço de
intercâmbio e colaboração, em que estes desenvolvem o espírito de entreajuda e
um espaço de debate e integração onde se desenvolve o espírito crítico.
Segundo
Clara Coutinho e João Bottentuit (2007),
para os professores utilizarem as TIC em sala de aula, deve-se proporcionar
estratégias desde a sua formação inicial, dando assim experiências pedagógicas
onde estes possam “abusar das TIC”. No entanto o autor refere que primeiramente
tem que se deixar os professores explorar para que produzam bons resultados.
Bibliografia:
Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma
estragégia educativa. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática
Educativa, SIIE, pp. 305-311.
Clara Pereira
Coutinho, J. B. (2007). Blog e wiki : os futuros professores e as ferramentas
da Web 2.0.
Tendo em conta que a docente da UC pediu às discentes que comentassem o trabalho realizado pelas colegas, decidimos comentar o trabalho das colegas Catarina Arranhado e Rita Grande.
ResponderEliminarPosto isto, consideramos que no primeiro parágrafo a citação da frase não está elaborada de forma correta, uma vez que a frase citada deve apresentar-se em itálico e não pode começar com letras maiúsculas. Por outro lado, quanto à referência da obra e respetivo autor, em que a citação foi retirada, deve colocar-se um ponto final quando se menciona a página da obra consultada. Deste modo, a citação que as colegas elaboraram apresenta-se do seguinte modo, (Gomes, 2005; p305), pelo que consideramos que desta forma está correta (Gomes, 2005, p.305). Por outro lado, na primeira frase consideramos que as colegas deveriam ter recorrido ao uso do ponto final, no momento em que referem que os blogues podem ser utilizados individualmente ou em grupo, sendo que o texto seguinte se deve apresentar noutra frase.
Relativamente ao segundo parágrafo, consideramos que o conetor utilizado na terceira frase não é o que mais se adequa, pelo que julgamos que a frase fica mais correta se for escrita da seguinte forma:
“Contudo, na estratégia educativa, podem ser utilizados como um portefólio digital que os alunos têm acesso; um espaço de intercâmbio e colaboração, em que estes desenvolvem o espírito de entreajuda e um espaço de debate e integração onde desenvolvem o espírito crítico.”
Quanto ao terceiro parágrafo, julgamos que o conetor “Segundo” não deve estar repetido duas vezes no texto, pelo que a frase deveria começar da seguinte forma:
“De acordo com Clara e João Bottentuit (2007), para os professores utilizarem as TIC em sala de aula, deve-se proporcionar estratégias desde a sua formação inicial, dando assim experiências pedagógicas onde estes possam “abusar das TIC”. No entanto o autor refere que primeiramente deve-se deixar os professores explorar para que produzam bons resultados.”
Por último, julgamos que a bibliografia não está elaborada de forma correta, sendo que deveria estar citada da seguinte forma:
"Coutinho, C. P., & Bottentuit Junior, J. B. (2007). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da. Em M. J. MARCELINO, & M. J. SILVA, SIIE’2007 : actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa, 9, Porto, Portugal, 2007 (pp. 199-204). Porto: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto. Obtido em 23 de novembro de 2016, de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf"