As
TIC são como uma espécie de linguagem que serve para comunicar e como
instrumento de trabalho fundamental nos dias de hoje, sendo por isso, um apoio
no desenvolvimento humano. Segundo Patrícia Fidalgo (2009), as TIC proporcionam uma maior variedade de
estratégias para o professor lecionar e envolvem estes num processo que já não
se quer de aprendizagem passiva mas antes construtiva.
No que se refere à escola, as TIC
segundo João Ponte (2002), integram um ambiente de aprendizagem, desenvolvendo
conteúdos e capacidades próprias, através do softwares educacionais e de
ferramentas de uso atual. As tecnologias de informação são um instrumento
essencial no trabalho de um professor e de um educador de infância bem como um
elemento integrante da sua instrução profissional, devido às possibilidades que
proporcionam a expressão criativa, a realização de projetos e a reflexão
crítica. Para que seja possível isto acontecer, é necessário ter um acesso
alargado das TIC na escola e na sociedade em geral, despertando, assim, “o
protagonismo dos professores e dos educadores enquanto actores educativos
fundamentais” (Ponte, 2002).
Em
relação à utilização das TIC como processo ensino-aprendizagem, cabe ao
professor adquirir formação que "proporcione uma análise das implicações
sociais, culturais, éticas e legais das TIC, desenvolvendo práticas coerentes
com as perspetivas defendidas e promovendo uma atitude responsável e crítica”
(Ponte, 2009). Segundo o mesmo autor, os
professores devem ter a capacidade de usar as TIC tanto na escola, como na
relação com a comunidade, no entanto para tal é necessário compreender os
conceitos básicos destas novas tecnologias para serem capazes de os integrar em
diversos contextos.
Cabe
ao professor, decidir usar ou não as novas
tecnologias de informação em sala de aula, se este optar por utilizar, deve
promover esta utilização de um modo integrado e em articulação com as
diferentes áreas abordadas em sala de aula. Segundo Lúcia Amarante (2007), os
professores devem deixar a criança ser autónoma nos seus trabalhos de pesquisa,
no entanto devem estar atentos às suas necessidades em especial com as crianças
mais jovens. No caso das crianças mais velhas o professor já adquire um papel
de monitorização, intervindo apenas quando necessário. Quanto ao papel do
aluno, este “é encarado
como co-produtor do processo de ensino numa interação que se centra sobretudo
na construção individual do conhecimento” (Fidalgo, 2009).
Depois de uma longa pesquisa sobre
as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas consideramos que devemos
utilizar as TIC em sala de aula, pois estas têm muitas vantagens para as
crianças, começando com a de ser uma área que estas já dominam e gostam, ou
seja se utilizarmos algo que as crianças gostem será muito mais motivador para
estas.
Segundo Lúcia Amarante (2007) ao
nível das competências verbais o computador não inibe o desenvolvimento da
linguagem, muito pelo contrário. Hoje em dia temos a possibilidade de aceder a
determinados livros interativos que segundo esta autora contribuem muito para o
desenvolvimento de competências ao nível do vocabulário, sintaxe,
reconhecimento de palavra e compreensão da estrutura narrativa da história. Na
nossa opinião não se perde nada ao utilizar as TIC, no entanto não devemos nem
podemos deixar para trás as "as velhas competências que fazem muita falta
e que a facilidade de acesso à informação (internet) não substitui, como a
capacidade de interpretar, e refletor sobre, a informação" (Paz, 2008).
O professor pode utilizar as TIC das
mais variadas maneiras em sala de aula, pode criar blogs, fazer glossários,
aceder a dicionários online, fazer pesquisas ou mesmo jogos educativos. Na
internet temos as mais variadas atividades que podemos fazer em sala de aula,
existem diversos jogos educativos, tanto de língua portuguesa como de
matemática ou mesmo estudo do meio. Ao utilizarmos estas ferramentas com as
crianças estas vão despertar o seu interesse por determinadas matérias, que
muitas vezes pelos métodos tradicionais se tornam desinteressantes para os
alunos.
As TIC nas escolas nos dias de hoje são sem dúvida
fundamentais, pois promovem a autonomia dos alunos e muitas das vezes é um
recurso importante que promovem a inclusão. Estas, poderão ser vistas como um meio
para combater o insucesso escolar, pois através destas descobrimos o que está
para além da sala de aula, o que muitas vezes é fundamental para alterar o insucesso
escolar.
Podemos e devemos
dar ao alunos a possibilidade de utilizar as TIC para investigar, indo à
procura do mundo exterior que hoje em dia se encontra de uma forma mais
acessível através destas novas tecnologias. O uso das TIC na procura autónoma
de informação na internet promove a autonomia das crianças e a capacidade de
selecionar informação, o que é muito importante para o futuro as crianças, pois
saber selecionar informação fiável vai lhes ser muito útil em níveis de
escolaridade superiores. Assim sendo, podemos constatar que as TIC podem ser um
complemento às práticas letivas
e muito importante para o sucesso escolar.
Depois
de analisarmos melhor as TIC como um recurso educativo verificámos que muitas
vezes o professor não utiliza estas tecnologias por medo, no entanto,
verificámos que as TIC não anulam o papel do docente no processo de ensino. "A
utilização das novas tecnologias não faz bons professores, também a sua não
utilização não faz deles maus professores" (Paz, 2008).
O
recurso às TIC em contexto educativo é realmente uma mais-valia para os alunos
pois ao tornarmos as aulas mais atrativas e dinâmicas, vamos aumentar assim o
tempo de concentração dos alunos e consecutivamente o sucesso escolar. Como
refere João Paz (2008) "(...) as novas tecnologias também são capazes de
trazer ao de cima o que há de melhor no homem".
Embora achemos fundamental a utilização das TIC no
processo escolar muitas vezes as escolas não estão equipadas com os recursos
necessários e muitos docentes têm falta de formação. Contudo, é
importante que os professores encarem as TIC como um instrumento facilitador de
aprendizagens e adquira formação para poder proporcionar aos alunos novos
métodos de aprendizagem.
Bibliografia
Amarante,
L. (Maio/Agosto de 2007). As TIC na Escola e no Jardim de Infância: motivos e
fatores para a sua integração. Revista da Ciência na Educação, Nº 3.
Botelho, F.
(2005). Globalização e cidadadia: reflexões soltas.
Botelho, F.
(2005). Textos e Lliteracias.
Fidalgo, P.
(2009). O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Setúbal na
Rede, 2.
Figueiredo, A.
D. (18 e 19 de Outubro de 2000). Novos Media e Nova Aprendizagem. Novo
Conhecimento/Nova Aprendizagem, 3.
Paz, J.
(2008). Educação e Novas Tecnologias. Setúbal na Rede, 2.
Pires, S. M.
(2009). As TIC no Currículo Escolar. EDUSER: Revista de Educação, 1.
Ponte, J. P.
(2002). As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação
inicial de professores. Porto Editora.
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