terça-feira, 18 de outubro de 2016

A Integração das TIC no Processo de Ensino-Aprendizagem: uma opção ou uma necessidade?

As TIC são como uma espécie de linguagem que serve para comunicar e como instrumento de trabalho fundamental nos dias de hoje, sendo por isso, um apoio no desenvolvimento humano. Segundo Patrícia Fidalgo (2009), as TIC proporcionam uma maior variedade de estratégias para o professor lecionar e envolvem estes num processo que já não se quer de aprendizagem passiva mas antes construtiva.
No que se refere à escola, as TIC segundo João Ponte (2002), integram um ambiente de aprendizagem, desenvolvendo conteúdos e capacidades próprias, através do softwares educacionais e de ferramentas de uso atual. As tecnologias de informação são um instrumento essencial no trabalho de um professor e de um educador de infância bem como um elemento integrante da sua instrução profissional, devido às possibilidades que proporcionam a expressão criativa, a realização de projetos e a reflexão crítica. Para que seja possível isto acontecer, é necessário ter um acesso alargado das TIC na escola e na sociedade em geral, despertando, assim, “o protagonismo dos professores e dos educadores enquanto actores educativos fundamentais” (Ponte, 2002).
            Em relação à utilização das TIC como processo ensino-aprendizagem, cabe ao professor adquirir formação que "proporcione uma análise das implicações sociais, culturais, éticas e legais das TIC, desenvolvendo práticas coerentes com as perspetivas defendidas e promovendo uma atitude responsável e crítica” (Ponte, 2009). Segundo o mesmo autor, os professores devem ter a capacidade de usar as TIC tanto na escola, como na relação com a comunidade, no entanto para tal é necessário compreender os conceitos básicos destas novas tecnologias para serem capazes de os integrar em diversos contextos.
            Cabe ao professor, decidir usar ou não as novas tecnologias de informação em sala de aula, se este optar por utilizar, deve promover esta utilização de um modo integrado e em articulação com as diferentes áreas abordadas em sala de aula. Segundo Lúcia Amarante (2007), os professores devem deixar a criança ser autónoma nos seus trabalhos de pesquisa, no entanto devem estar atentos às suas necessidades em especial com as crianças mais jovens. No caso das crianças mais velhas o professor já adquire um papel de monitorização, intervindo apenas quando necessário. Quanto ao papel do aluno, este “é encarado como co-produtor do processo de ensino numa interação que se centra sobretudo na construção individual do conhecimento” (Fidalgo, 2009).
            Depois de uma longa pesquisa sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas consideramos que devemos utilizar as TIC em sala de aula, pois estas têm muitas vantagens para as crianças, começando com a de ser uma área que estas já dominam e gostam, ou seja se utilizarmos algo que as crianças gostem será muito mais motivador para estas.
            Segundo Lúcia Amarante (2007) ao nível das competências verbais o computador não inibe o desenvolvimento da linguagem, muito pelo contrário. Hoje em dia temos a possibilidade de aceder a determinados livros interativos que segundo esta autora contribuem muito para o desenvolvimento de competências ao nível do vocabulário, sintaxe, reconhecimento de palavra e compreensão da estrutura narrativa da história. Na nossa opinião não se perde nada ao utilizar as TIC, no entanto não devemos nem podemos deixar para trás as "as velhas competências que fazem muita falta e que a facilidade de acesso à informação (internet) não substitui, como a capacidade de interpretar, e refletor sobre, a informação" (Paz, 2008).
            O professor pode utilizar as TIC das mais variadas maneiras em sala de aula, pode criar blogs, fazer glossários, aceder a dicionários online, fazer pesquisas ou mesmo jogos educativos. Na internet temos as mais variadas atividades que podemos fazer em sala de aula, existem diversos jogos educativos, tanto de língua portuguesa como de matemática ou mesmo estudo do meio. Ao utilizarmos estas ferramentas com as crianças estas vão despertar o seu interesse por determinadas matérias, que muitas vezes pelos métodos tradicionais se tornam desinteressantes para os alunos.
            As TIC nas escolas nos dias de hoje são sem dúvida fundamentais, pois promovem a autonomia dos alunos e muitas das vezes é um recurso importante que promovem a inclusão. Estas, poderão ser vistas como um meio para combater o insucesso escolar, pois através destas descobrimos o que está para além da sala de aula, o que muitas vezes é fundamental para alterar o insucesso escolar.
            Podemos e devemos dar ao alunos a possibilidade de utilizar as TIC para investigar, indo à procura do mundo exterior que hoje em dia se encontra de uma forma mais acessível através destas novas tecnologias. O uso das TIC na procura autónoma de informação na internet promove a autonomia das crianças e a capacidade de selecionar informação, o que é muito importante para o futuro as crianças, pois saber selecionar informação fiável vai lhes ser muito útil em níveis de escolaridade superiores. Assim sendo, podemos constatar que as TIC podem ser um complemento às práticas letivas e muito importante para o sucesso escolar.
            Depois de analisarmos melhor as TIC como um recurso educativo verificámos que muitas vezes o professor não utiliza estas tecnologias por medo, no entanto, verificámos que as TIC não anulam o papel do docente no processo de ensino. "A utilização das novas tecnologias não faz bons professores, também a sua não utilização não faz deles maus professores" (Paz, 2008).
            O recurso às TIC em contexto educativo é realmente uma mais-valia para os alunos pois ao tornarmos as aulas mais atrativas e dinâmicas, vamos aumentar assim o tempo de concentração dos alunos e consecutivamente o sucesso escolar. Como refere João Paz (2008) "(...) as novas tecnologias também são capazes de trazer ao de cima o que há de melhor no homem".
            Embora achemos fundamental a utilização das TIC no processo escolar muitas vezes as escolas não estão equipadas com os recursos necessários e muitos docentes têm falta de formação. Contudo, é importante que os professores encarem as TIC como um instrumento facilitador de aprendizagens e adquira formação para poder proporcionar aos alunos novos métodos de aprendizagem.


Bibliografia

Amarante, L. (Maio/Agosto de 2007). As TIC na Escola e no Jardim de Infância: motivos e fatores para a sua integração. Revista da Ciência na Educação, Nº 3.
Botelho, F. (2005). Globalização e cidadadia: reflexões soltas.
Botelho, F. (2005). Textos e Lliteracias.
Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Setúbal na Rede, 2.
Figueiredo, A. D. (18 e 19 de Outubro de 2000). Novos Media e Nova Aprendizagem. Novo Conhecimento/Nova Aprendizagem, 3.
Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias. Setúbal na Rede, 2.
Pires, S. M. (2009). As TIC no Currículo Escolar. EDUSER: Revista de Educação, 1.
Ponte, J. P. (2002). As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. Porto Editora.

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